Notícias

Ética na saúde

Na atualidade, médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde estão ficando conscientes da complexidade dos dilemas morais e questões éticas nos ambientes de saúde.

Com isso, cada vez mais, recorre-se a especialistas em ética para o âmbito da saúde.

A ética em qualquer disciplina é um guia para evitar o abuso ou uso indevido do poder exercido por uma pessoa ou grupo no exercício dessa profissão. E, algumas dessas questões na saúde envolvem, por exemplo, ressuscitação, suspensão ou retirada de tratamento, suicídio assistido por médico, questões de saúde reprodutiva, pesquisa com seres humanos, entre outros.

Além dos aspectos multiculturais/religiosos e regras locais/institucionais envolvidos, os profissionais de saúde, dificilmente, conseguem se desvincular dos próprios julgamentos morais e de seus valores.

Nesse cenário, é fundamental a criação de um ambiente que permita a tomada de decisões sob a ótica da ética, ao mesmo tempo, que a prestação de cuidados ao paciente não seja negligenciada.

Definições básicas dos princípios éticos para a área da saúde são encontradas em publicações oficiais emitidas por instituições, como o Código de Ética Médica, do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Na ética da saúde, perguntas como quando a vida começa, como deve continuar e quando termina são necessárias. É fundamental, portanto, que médicos e profissionais da área da saúde possuam não somente noções básicas de ética biomédica, mas também conhecimento de teorias e práticas éticas.

Dessa forma, poderemos desenvolver o exercício da empatia e, principalmente, da alteridade, garantindo o respeito à vida, a segurança nos procedimentos e os cuidados prestados pelos médicos e profissionais de saúde.

Veja tambem

Ícone de e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades!